A dentística é uma especialidade da odontologia que cuida da estética do sorriso através de procedimentos minimamente invasivos, que visam elevar a autoestima do paciente, corrigindo alterações na cor, formato e tamanho dos dentes.
Por meio de um plano de tratamento personalizado, é possível determinar se um ou mais procedimentos são necessários para recuperar o sorriso do paciente e elevar sua autoestima, tendo em vista que muitos sofrem com inseguranças por imperfeições nos dentes.
As alterações dentárias podem ocorrer por diversos fatores, desde hábitos nocivos à saúde bucal do paciente, que geram manchas e a perda do esmalte dental, ou até mesmo acidentes, onde os dentes podem quebrar ou trincar.
Contudo, as condições mais comuns que levam os pacientes a procurarem um especialista em dentística são aquelas que ocorrem em função das próprias atitudes do paciente, que ocorrem por conta de:
Há também aspectos funcionais que comprometem a estética do sorriso, como dentes separados ou tortos, que exigem uma intervenção ortodôntica em conjunto com técnicas estéticas para corrigir os incômodos do paciente.
Existem muitas condições que a dentística pode tratar e promover um sorriso harmônico e natural para o paciente. Dentre as principais condições, estão:
Os dentes escuros ou amarelados ocorrem por hábitos nocivos à saúde do paciente, como a falta de escovação, consumo excessivo de bebidas ou alimentos com corantes e o tabagismo.
Através do clareamento dental, é possível recuperar a tonalidade natural do sorriso e elevar a autoestima do paciente que foi prejudicada em função das suas atitudes.
Seja em função de acidentes ou devido à constante tensão aplicada entre os dentes causada pelo bruxismo, por exemplo, a dentística possui técnicas como com lentes de contato ou facetas dentárias que atuam na correção do formato e tamanho dos dentes que foram prejudicados por estes fatores.
Com o auxílio de aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis, é possível corrigir o posicionamento dos dentes. Contudo, trincados ou quebrados, uma restauração com resina feito com facetas ou lentes de contato, trazem resultados satisfatórios para o sorriso do paciente.
O diastema é um problema caracterizado pelo espaço excessivo entre os dentes que, embora não provoque problemas severos à saúde bucal, interferem na estética do sorriso, uma vez que esta condição é mais comum nos dentes da frente.
Por meio do tratamento com lentes de contato ou facetas, é possível corrigir o espaço entre os dentes e promover um sorriso harmônico para o paciente, melhorando sua autoestima em poucas sessões com o especialista em dentística.
O sorriso gengival é uma condição em que há o excesso do tecido da gengiva quando a pessoa sorri, interferindo na sua aparência e favorecendo uma série de problemas que podem acometer a estrutura e os dentes.
Através de um procedimento estético chamado de gengivoplastia, é possível corrigir a aparência do sorriso por meio desta pequena cirurgia e melhorar o sorriso do paciente em pouco tempo.
Vale destacar que, caso seja encontrado algum outro problema bucal, como cáries ou doenças gengivais, o dentista realiza o tratamento prévio destas condições para que a abordagem estética seja adotada em seguida.
Atualmente, existe uma série de técnicas que podem ser feitas para corrigir os problemas citados acima. Dentre as principais, estão:
Aparelhos ortodônticos atuam na correção de alterações oclusais, ou seja, problemas que interferem na mordida, mas também podem tratar dentes tortos ou separados. Feitos de fios metálicos e bráquetes, estas estruturas corrigem gradualmente o sorriso do paciente, melhorando a aparência do sorriso.
Por sua vez, os alinhadores são uma alternativa aos aparelhos convencionais e possuem mais facilidades em que o paciente pode removê-los para limpar ou durante as refeições, sendo mais discretos do que os que são feitos de metal.
Embora ambas as abordagens possuam as mesmas finalidades, o tratamento ortodôntico também pode ser combinado com técnicas estéticas como o clareamento dental, que é feito após a conclusão de todo o processo de alinhamento dentário.
O clareamento dental é um procedimento que faz o uso de um gel clareador, que reage com a superfície dentária, removendo a pigmentação amarelada ou manchas que foram causadas pela falta de escovação, tabagismo ou pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com corantes.
Este tratamento pode ser feito em casa sob supervisão do dentista ou em conjunto, com parte no consultório e parte na casa do paciente.
O tratamento com lentes de contato dental consiste na aplicação de pequenas lâminas ultrafinas sobre a superfície dentária do paciente. Este procedimento promove uma mudança significativa no sorriso, removendo imperfeições nos dentes como espaços excessivos, tamanho e formato das estruturas.
Estas pequenas próteses são feitas sob medida para se encaixarem perfeitamente nos dentes do paciente. Contudo, é preciso realizar desgastes para as lentes serem encaixadas, fazendo com que o procedimento não seja reversível.
As facetas dentárias são pequenas próteses que são encaixadas sobre os dentes, com o objetivo de corrigir o formato, cor e tamanho dos dentes. Este procedimento é feito de forma totalmente personalizada, uma vez que as lentes precisam preencher todo o espaço do sorriso, tornando-o harmônico e mais bonito.
A gengivoplastia é uma técnica estética indicada para pacientes que sofrem com o sorriso gengival. Neste procedimento, o dentista remodela a gengiva do paciente, diminuindo sua proeminência da estrutura e corrigindo imperfeições estéticas causadas pela condição.
Vale destacar que o dentista orienta os pacientes com os cuidados com a saúde bucal após o tratamento, uma vez que, caso a pessoa não mude seus hábitos e pratique a higiene, os problemas como dentes amarelados pode retornar, além de estar predisposto a desenvolver cáries e outros problemas.
A Iwata Odontologia conta com uma estrutura moderna e dentistas especializados em dentística para cuidar do seu sorriso. Agende uma consulta.