Ortodontia é a especialidade que tem o objetivo de prevenir e tratar uma série de condições que prejudicam a funcionalidade e estética bucal através de aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes.
Todo o tratamento é feito de forma única para cada paciente, uma vez que é necessário um planejamento individualizado para sanar o problema apresentado pela pessoa.
O profissional especializado em ortodontia faz o uso de exames de imagem, além de ter uma breve conversa junto do paciente para determinar qual a melhor a abordagem ortodôntica para o paciente, seja através da correção com aparelhos ortodôntica ou por meio alinhadores invisíveis, uma vez que em casos severos, somente o tratamento convencional se faz eficaz.
Durante a avaliação junto ao ortodontista, caso seja encontrado algum problema como cáries ou doenças gengivais, estas condições devem ser tratadas antes para que, em seguida, seja dada continuidade ao tratamento ortodôntico e livre das consequências que as alterações na simetria dentária podem provocar.
A ortodontia pode tratar diversos problemas que prejudicam a estética e funcionalidade dentária, tais como:
Além do aspecto estético, pessoas que sofrem com dentes tortos ou apinhamento, sofrem com problemas na mastigação e higiene bucal. Isso ocorre devido ao posicionamento dentário incorreto, favorecendo o acúmulo de resíduos por conta de a escovação ser ineficiente, fazendo com que o paciente esteja suscetível ao desenvolvimento de cáries.
Com o uso de aparelhos ortodônticos, é possível corrigir os dentes tortos, melhorar a estética do sorriso e evitar a reincidência de problemas relacionados às cáries.
O diastema é uma condição caracterizada pelo espaço excessivo entre os dentes, interferindo na estética e prejudicando a mordida do paciente a médio e longo prazo.
Apesar de ser um problema que não interfere na saúde bucal do paciente de forma severa, o aspecto estético é impactado pelo diastema e o uso de aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis pode auxiliar na aproximação dos dentes e deixar o sorriso harmônico.
A má oclusão dentária envolve diversos problemas ortodônticos que prejudicam a mordida do paciente, sendo caracterizados pela assimetria entre as arcadas dentárias, interferindo na mordida do paciente, causando estalos recorrentes na região e dores ao abrir e fechar a boca.
Dentre os principais problemas de má oclusão dentária, estão:
Estes problemas se desenvolvem durante os primeiros anos de vida do paciente, seja em função de hábitos prejudiciais aos dentes ou devido a algum distúrbio que impacta no crescimento dos ossos da face.
Para o tratamento, o ortodontista lança mão de diversos aparelhos ortodônticos que atuam na correção de uma série de problemas, mas que possuem composições diferentes, sendo eles:
Através da avaliação, o ortodontista irá apresentar as formas de tratamento que podem ser adotadas, sejam com o aparelho convencional, autoligados ou alinhadores invisíveis, uma vez estas abordagens possuem a mesma finalidade, mas com particularidades com relação ao uso.
Nossos ortodontistas especializados atuam no diagnóstico e tratamento de diversos problemas ortodônticos, promovendo mais saúde e bem-estar para os pacientes.