O clareamento dental é um tratamento que tem como objetivo remover a pigmentação amarelada dos dentes e devolver a coloração natural. A perda do esmalte dentário é um problema comum, que é causado por diversos fatores e pode afetar a autoestima da pessoa, por isso, através desse procedimento, é possível restabelecer o aspecto emocional e estético.
Com um plano de tratamento personalizado, em poucas consultas, já é possível observar os resultados. Durante todo o processo para clarear o sorriso do paciente, o time da Iwata Odontologia, acompanha de perto a evolução, sempre orientando e dando dicas de cuidados com a saúde bucal ao longo das visitas ao consultório.
Como citado, existem diversos fatores que favorecem a mudança de cor dos dentes, como o envelhecimento natural da arcada dentária que faz com que a polpa dentária sofra com essa alteração.
Outro aspecto que leva à mudança na tonalidade dentária é a falta de higiene bucal, tendo em vista que a ausência desses cuidados favorece o acúmulo de placa bacteriana que pode comprometer não só a cor dos dentes, mas a sua integridade.
A alimentação também tem um aspecto importante, uma vez que uma dieta rica em bebidas e comidas pigmentada, a médio e longo prazo, provocam alterações no esmalte dentário.
Por fim, o tabagismo é um hábito que interfere de diversas formas na saúde da pessoa, e com a boca, isso não é diferente. A nicotina contida no cigarro provoca uma reação química que prejudica a coloração do dente com o passar do tempo.
Existem três tipos de clareamento dental, estes que se diferenciam da forma como são feitos, sendo eles:
O clareamento dental profissional é aquele feito em consultório, com visitas periódicas, onde aplicamos um gel clareador sobre o dente da pessoa. Essa substância causa uma reação química e quebra as moléculas responsáveis pela tonalidade amarelada dos dentes, devolvendo o branco natural para o sorriso.
Vale destacar que, mesmo de iniciarmos o tratamento com clareamento dental, é feita uma avaliação completa da saúde bucal do paciente, visto que é a boca deve estar longe de problemas para que o procedimento seja realizado.
Caso alguma alteração seja detectada, o tratamento dessa condição é realizado para que seja dada continuidade ao procedimento posteriormente.
O clareamento caseiro, como o nome sugere, é uma técnica feita em casa. Neste tipo de tratamento, o paciente recebe uma moldeira e uma pequena porção de gel clareador que devem ser utilizadas em conjunto por um período predeterminado pelo dentista.
Essa abordagem é indicada para pessoas que procuram comodidade por não terem muito tempo na rotina para ir ao consultório e realizar as sessões. Apesar da sua facilidade, os resultados demoram mais tempo para aparecerem.
O clareamento dental misto combina as duas técnicas anteriores, com visitas periódicas ao consultório e o tratamento caseiro. Na abordagem mista, os resultados podem ser notados mais rapidamente, mas é preciso seguir as orientações do dentista para obter sucesso no processo.
Na Iwata Odontologia, contamos com dentistas experientes no tratamento com clareamento dental, que acompanham os pacientes do começo ao fim, sempre orientando para com os cuidados odontológicos durante do processo.
Apesar da crença popular, não existem restrições alimentares após a realização do clareamento dentário. O principal cuidado depois de finalizar o tratamento é a higiene bucal, que deve ser mantida normalmente ou reeducada, já que muitas pessoas acabam perdendo a tonalidade natural dos dentes por conta da falta de hábitos higiênicos.
Escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental, são atitudes básicas para preservar os resultados do clareamento dental e manter o sorriso longe de problemas desagradáveis.
Consultas periódicas com o dentista também permitem um acompanhamento próximo, com limpezas e check-ups para o diagnóstico precoce de diversos problemas odontológicos.