Implantes dentários

O que são os implantes dentários?

Indicados para pessoas que sofrem com a perda de um ou mais dentes, os implantes dentários são pequenos pinos de titânio que atuam na reabilitação oral de pacientes que têm a deficiência dentária.

implantes dentáriosCom a perda de um ou mais dentes, o paciente tem impactos significativos na sua rotina, tendo em vista que as funções de fala e mastigação são afetadas por conta desta condição.

A falta de dentes impede que a pessoa mastigue alimentos da forma adequada, fazendo com que transfira a carga de trabalho para uma área da arcada dentária que ainda está completa. Este tipo de atitude pode provocar um efeito em cascata e causar problemas aos dentes remanescentes, além de interferir na digestão correta dos alimentos, que não são mastigados completamente.

No que diz respeito à fala, a ausência de um ou mais dentes afeta a pronúncia correta de palavras, assim como na fisionomia do rosto, que muda por conta desta condição. Além disso, a autoestima também é outro ponto negativo afetado pela perda dentária, uma vez que a pessoa não tem mais confiança para sorrir ou falar em público.

O tratamento com implantes dentários precisa de enxertos ósseos?

O tratamento com implantes dentários, em alguns casos, necessita de enxerto ósseo, principalmente quando a pessoa demora para procurar o acompanhamento de um dentista especializado.

A reabsorção óssea é um processo natural que ocorre na região da gengiva, inviabilizando a colocação do implante dentário. Portanto, em tais situações se faz necessário o enxerto ósseo para preencher a região e possibilitar a inserção do implante.

Durante a avaliação junto do dentista especializado da Iwata Odontologia, determinamos se há ou não a reabsorção óssea. Caso exista a necessidade, realizamos o procedimento que traz resultados significativos e de rápida recuperação, para que desta forma, o tratamento com implantes dentários seja realizado.

Como funciona o tratamento com implantes dentários?

O tratamento inicia-se a partir de uma avaliação detalhada de toda a arcada dentária do paciente para averiguar se existe a reabsorção óssea na gengiva ou se existem outros problemas que devem ser tratados antes de iniciar todo o processo.

implantes dentáriosExames de imagem podem ser solicitados para auxiliar no plano de tratamento da pessoa, este que é feito de forma totalmente individualizada, uma vez que cada paciente possui particularidades com relação à saúde bucal.

Após traçar o plano de tratamento, a cirurgia para a colocação do implante dentário é realizada. Em um procedimento minimamente invasivo, o dentista faz um pequeno corte na região deficitária e insere o pino de titânio sobre o osso.

Com a cirurgia realizada, o paciente deve passar por um período de adaptação ao implante, chamado de ósseointegração, para que o corpo absorva o material metálico e se fixe no osso, período que pode levar de 3 a 6 meses dependendo da quantidade de pinos inseridos na boca.

Depois da conclusão da etapa de adaptação do organismo, uma prótese ou coroa é confeccionada para ser fixada sobre o implante e recuperar as funções orais do paciente, como a fala e mastigação.

Tipos de implantes dentários

Existem diversos tipos de implantes dentários, que são indicados a partir da avaliação do implantodontista e da quantidade de dentes perdida pelo paciente. Dentre os principais, estão:

Implante unitário

Indicado para pessoas que perderam apenas um dente ou vários, mas em áreas isoladas, esse tipo de implante dentário é um dos mais comuns. Neste tratamento, um único pino é inserido no osso da gengiva e, após o período de adaptação, uma prótese ou coroa é fixada sobre o material metálico.

Implante com carga imediata

Para pessoas que prezam pela rapidez, este tipo de implante não exige a ósseointegração e pode ser feito em uma única consulta com as coroas ou próteses fixadas sob o pino de titânio.

Implante dois por três

implantes dentáriosEste tipo de implante dentário é indicado para pessoas que perderam três dentes em sequência (um do lado do outro). Por conta dessa condição, apenas dois pinos são inseridos nas extremidades, mas uma ponte com três dentes é fixada sobre o material metálico, evitando um tratamento mais invasivo.

Implante zigomático

Indicado para pacientes que sofrem com perda óssea em larga escala, este tipo de implante é fixado no osso da bochecha, sendo ideal para pessoas que perderam vários ou todos os dentes na arcada dentária superior.

Implante com prótese de protocolo

Este implante dentário é indicado para pessoas que perderam todos os dentes, onde são instalados de quatro a seis pinos, encaixando uma prótese de protocolo sobre eles que é fixada por parafusos, promovendo conforto, naturalidade e segurança ao sorriso.

Implante tipo overdenture

Similar ao implante com prótese de protocolo, o de tipo overdenture utiliza dois pinos, onde uma prótese removível é encaixada em conjunto com pequenas presilhas. Esta estrutura permite que o paciente remova para higienização, promovendo praticidade ao longo de sua rotina.

Apesar de existirem diversos tipos de implantes dentários, na Iwata Odontologia, nós avaliamos cada caso individualmente para determinar qual é a melhor abordagem, de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente.

Nossa clínica conta com uma estrutura moderna e profissionais experientes para auxiliar na avaliação, tratamento e adaptação aos implantes dentários. Por isso, se você sofre com a perda dentária, agende uma consulta conosco!