Odontopediatria

O que é a odontopediatria?

A odontopediatria é uma especialidade que visa prevenir, diagnosticar e tratar problemas bucais que podem acometer crianças. Além disso, ter o acompanhamento deste profissional, permite que o pequeno paciente se sinta à vontade e crie um hábito para com cuidados com sua saúde, seja na escovação ou nas visitas ao consultório.

odontopediatra

Dra. Thaina, odontopediatra

O odontopediatra também está apto a acompanhar gestantes, uma vez que os cuidados bucais infantis devem começar antes mesmo do nascimento, com o monitoramento da saúde da futura mamãe e orientações quanto aos cuidados diários, seja com alimentação ou escovação.

A importância do acompanhamento infantil

Visitar o odontopediatra desde os primeiros anos de vida é fundamental para que a criança crie uma memória positiva do acompanhamento com este profissional, tendo em vista que em muitos casos as pessoas têm uma experiência ruim com dentistas, fazendo com que evitem as idas ao consultório, resultando na falta de cuidados, traumas e na predisposição para problemas bucais.

O odontopediatra realiza uma abordagem lúdica junto da criança, com equipamentos e um consultório tematizado, visando proporcionar um ambiente seguro que o pequeno paciente se sinta à vontade.

Toda a consulta é feita de forma explicativa e com o acompanhamento dos pais, que também são orientados pelo profissional para que incentivem os filhos ao longo do seu dia.

Pré-natal odontológico na odontopediatria

mulher grávidaO pré-natal odontológico é o acompanhamento feito pelo odontopediatra e voltado para gestantes que se encontram no segundo trimestre de gestação, etapa onde alguns problemas bucais podem surgir em função das alterações hormonais que ocorrem devido à gravidez.

Nesta etapa da vida, a mulher está predisposta a desenvolver problemas como gengivite e infecções bucais que prejudiquem a saúde da mãe e do bebê. Com o acompanhamento odontopediátrico, é possível monitorar a saúde bucal da gestante e evitar complicações ao longo deste período. O dentista especializado em odontopediatria pode aconselhar a gestante para com cuidados com a alimentação e escovação.

Após o nascimento da criança, o profissional também passa a acompanhar o bebê e orientar os pais na higienização da gengiva do pequeno paciente, além de monitorar toda a evolução da arcada dentária, desde o nascimento dos primeiros dentes, até a troca para os permanentes, realizando um tratamento precoce caso seja necessário.

Atendimento odontológico para pacientes especiais

atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiaisO atendimento odontológico para pacientes especiais é fundamental para a manutenção da qualidade de vida de pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência.

Por conta das diversas condições, a saúde bucal se torna mais vulnerável e suscetível a desenvolver problemas que podem atrapalhar no tratamento ou na qualidade de vida dos deficientes.

Dentre as principais condições que sofrem com alterações bucais devido à deficiência, estão:

  • Autismo;
  • Paralisia cerebral;
  • Síndrome de Down.

Pessoas portadoras dessas condições têm uma maior predisposição para desenvolverem problemas odontológicos, tendo em vista que tais condições podem causar alterações no fluxo salivar, nos músculos e até mesmo dificuldades na higienização.

Quais condições podem ser tratadas na odontopediatria?

A odontopediatria pode tratar uma série de problemas bucais que acometem crianças e adolescentes. Dentre as principais condições abordadas e tratadas pela odontopediatria, estão:

Cáries

cárieCáries são causadas por bactérias que corroem os dentes e podem atingir o canal, resultando em dores. Esta condição é bastante comum na infância devido à alimentação, especialmente se os pequenos consomem doces com frequência e não higienizam a cavidade bucal da forma correta.

O tratamento se dá através da prevenção, com a escovação três vezes ao dia, uso do fio dental e visitas regulares ao consultório do odontopediatra. Se a criança estiver com um quadro mais avançado de cárie, é feita a remoção e vedação das cavidades causadas por estas bactérias.

Alterações funcionais

Alterações funcionais são aquelas que evoluem conforme a arcada dentária se desenvolve, prejudicando a mordida do paciente e provocando alterações estéticas à face.

Seja o prognatismo, quando o queixo é projetado para frente, apinhamento dentário ou diastema, o odontopediatra pode tratar estas alterações funcionais que prejudicam a mordida, estética e fala do paciente.

Com o auxílio de um ortodontista, é possível tratar estes problemas de forma precoce e evitar impactos severos à medida que a criança se desenvolve.

Benefícios de levar as crianças ao odontopediatra

odontopediatraIr ao odontopediatra permite que uma série de problemas bucais sejam evitados, assim como complicações. Dentre os principais benefícios de uma consulta com um especialista em odontopediatria, estão:

  • Consulta com uma abordagem lúdica, personalizada para crianças;
  • Conscientização dos pais para com cuidados com a saúde bucal dos pequenos;
  • Diagnóstico precoce de problemas bucais;
  • Permite que as crianças cresçam e se desenvolvam de forma saudável.

Na Iwata Odontologia, contamos com um ambiente preparado para receber crianças e profissionais especializados em odontopediatria para acompanhar os pequenos ao longo do seu crescimento.